c m b

Quem Somos?

Quem Somos?

O Conservatório de Música de Barcelos é um Estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo (EEPC) vocacionado para o Ensino Artístico Especializado da Música e Teatro, com a autorização definitiva de funcionamento n.º 1/EPC/Norte/2013 para os Cursos de Iniciação Musical, Curso Básico de Música (em regime articulado e integrado) e Cursos Secundários de Música e Canto (em regime articulado e supletivo). 


Com a recente Autorização de Funcionamento para o Curso Básico de Teatro, e posterior publicação da portaria n.º 65/2022, que visa a sua regulamentação, a instituição procedeu à revisão e reformulação de todos os documentos orientadores, nomeadamente o Projeto Educativo e Regulamento Interno. 


valor das artes, em especial a música e teatro, na educação reside na sua capacidade de suscitar, de gerar emoções profundas e significativas, vivem das suas naturezas estéticas específicas e nas suas dimensões artísticas que as tornam diferentes das outras manifestações humanas e constituem um modo de conhecimento e criação ímpares


O Conservatório de Música Barcelos é uma instituição de Ensino Artístico Especializado da Música e Teatro que oferece à sua comunidade a possibilidade de frequência em diferentes regimes - ensino integrado, regime articulado e regime supletivo. 
É uma escola de meio urbano, situada na periferia da cidade de Barcelos, mas com algumas particularidades que a tornam diferente das escolas básicas e secundárias do nosso sistema de ensino tradicional, uma vez que se trata de um Conservatório de Música e Teatro, no qual a simbiose entre as artes e a formação geral do aluno como um todo, potenciam a aprendizagem nos graus de ensino que nesta são ministrados, numa pluralidade de pedagogias e de propostas educativas que potenciam os princípios orientadores do perfil do aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.  

Atualmente o Conservatório detém protocolos de colaboração com nove escolas/ agrupamentos de escolas: Agrupamento de Escolas de Barcelos, Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes, Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Cova, Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Agrupamento de Escolas Vale Tamel, Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, Agrupamento de Escolas de Monserrate, Colégio da Trofa e Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio. É de salientar que a articulação com o Agrupamento de Escolas de Barcelos visa a progressão dos alunos para o Curso Secundário de Música e Canto em Regime Articulado.

Atendendo ao Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória a instituição tem a preocupação constante de proporcionar aos seus alunos momentos propícios ao surgimento espontâneo de conversas, de debates, de espaços privilegiados de discussão e partilhas de opinião com sentido crítico e criativo. Desta forma, a escola trabalha no sentido de proporcionar aos seus alunos as melhores oportunidades e as mais significativas aprendizagens essenciais. São cada vez mais importantes as experiências que envolvem completamente os discentes, tornando-se assim mais marcantes e conduzindo a aprendizagens relevantes e que perduram, sendo posteriormente utilizadas de forma natural e consistente. 

É tendo todas estas premissas em consideração que a instituição potencia e promove as mais variadas práticas e experiências, potencializando a dualidade do saber empírico e do saber prático

Ainda no sentido da potencialização e alargamento dos conhecimentos, a realização de projetos interdisciplinares durante todo o percurso escolar dos alunos tem sido prática regular e intrínseca à natureza da instituição, pois acreditamos ser essencial o desenvolvimento de trabalhos, estudos e projetos que abranjam mais do que uma disciplina e/ou área disciplinar a confluir para a evolução integral do aluno.

No intuito de corresponder às necessidades da sociedade envolvente e fruto da constante avaliação do Projeto Educativo, assim como numa constante valorização e afirmação das artes numa sociedade cada vez mais globalizada, a instituição sentiu a necessidade apresentar uma nova oferta formativa – Teatro – potenciando o aprimorar das atividades desenvolvidas e a criação de projetos com outras dimensões e enriquecidos pela implementação e intrusão das diferentes artes. 




É preocupação permanente da instituição, o enriquecimento e aquisição de meios tecnológicos de ponta, numa procura ininterrupta da melhoria e diversificação das práticas pedagógicas, bem como, a sua inovação, de forma a permitir um processo de ensino aprendizagem motivador, diversificado e enriquecedor para os discentes. Estas vivências e conhecimentos conduzem a competências de aprendizagem que integram os pressupostos orientadores do currículo, numa sociedade cada vez mais complexa e exigente. 

As múltiplas apresentações públicas (concertos, espetáculos, audições, saraus musicais, concursos, ...) contribuem de forma significativa para o desenvolvimento cultural e artístico do meio e, simultaneamente, procuram incutir nos alunos a sensibilidade estética necessária para serem futuros cidadãos singulares, capazes de resolver problemas, articular conhecimento cientifico adquirido, numa ótica de evolução criativa e pensamento crítico, acrescido da valorização das relações interpessoais e fomentar o sentido estético e artístico dos mesmos. Estas vivências e conhecimentos conduzem a competências de aprendizagem que integram os pressupostos orientadores do currículo, numa sociedade cada vez mais complexa e exigente. Não obstante toda a abertura à comunidade, à inovação, bem como, a toda a singularidade do serviço educativo prestado, a escola oferece amplos espaços verdes que permite aos seus alunos serem crianças felizes, com princípios e valores vigentes em todo o processo de ensino-aprendizagem, num ambiente familiar e de proximidade. 

APP CMB

INSTALE A NOSSA APP

Terá acesso a noticias e informações a qualquer altura do dia