c m b

Oferta Educativa

Curso de Iniciação Musical

O curso de Iniciação Musical destina-se aos alunos que frequentam o primeiro ciclo (dos 6 aos 9 anos) do ensino básico e tem a duração de 4 anos. Porém, o mesmo, não carece da frequência sequencial dos 4 anos, sendo os alunos admitidos no curso de iniciação musical colocados na turma/grau correspondente à sua idade.

 

No Curso de Iniciação, o trabalho desenvolvido é teórico-prático, no sentido de permitir que estes adquiriram vocabulário musical, através da vivência. Este vocabulário constitui a base de um pensamento musical que se deve ir revelando através do desenvolvimento de capacidades auditivas, da voz cantada e do movimento e expressão corporal.

De um modo geral, o processo de aprendizagem durante a infância baseia-se fundamentalmente na imitação, permitindo que o acesso à linguagem musical se faça de uma maneira intuitiva e natural. No entanto, a imitação não é um fim em si, mas, antes, um meio pelo qual a criança pode desenvolver a sua autonomia e constrói o conhecimento de uma forma ativa. O desenvolvimento da expressão musical faz-se através do canto, do movimento, da percussão corporal, de jogos didáticos... a este nível, a educação não contempla uma transmissão sistemática de ideias ou conhecimentos. Neste sentido, trata-se, pois, de estabelecer os pré-requisitos necessários para que estas crianças possam vir também a expressar as suas capacidades musicais através da interpretação e improvisação/ criação musical.

As atividades musicais desenvolvidas pretendem sobretudo estimular a sensorialidade e os aspetos comunicacionais e emocionais que podem estar presentes na prática musical, encontrando a sua identidade específica e diferenciadora relativamente a outras disciplinas do currículo, alargando assim o desenvolvimento das diferentes capacidades da criança.

Acredita-se, pois, que o desenvolvimento do interesse e o gosto pela Música, do sentido crítico, de aspetos emocionais e da sensibilidade, e de tantos outros epítetos a que tradicionalmente se faz referência quando se defende a necessidade de aprender música, ocorrem naturalmente quando a escolha do repertório é criteriosa, ou seja, decorrem da essência da Música. Assim, no âmbito desta atividade desenvolvem-se competências especificamente musicais, nomeadamente: a concentração, a memória auditiva, a audição interior, a sensibilidade estética, a expressão musical como forma de utilizar a música enquanto linguagem capaz de suscitar emoções. Por outro lado, o contacto precoce com a vivência musical, também constitui uma educação pela música ao desenvolver componentes globais da personalidade da criança, sejam de ordem psicológica, afetiva, de coordenação motora, de sociabilidade, entre outras.

Assim, na infância, o verdadeiro valor da educação musical reside na riqueza da experiência musical, na sua expressão, nas atividades que envolvam a criança na construção do seu pensamento musical, ainda que não seja de uma forma completamente consciente.

Deste modo, mais do que ensinar no sentido de atingir objetivos específicos e concretos, trata-se, antes, de proporcionar às crianças a oportunidade de absorver e explorar o vocabulário musical da sua cultura, num processo semelhante à aquisição da linguagem  materna, durante o qual a criança ouve antes de falar, imita antes de compreender, e só depois consegue exprimir as suas ideias e sentimentos de uma forma consciente: é fundamental que nesta faixa etária a criança adquira um vocabulário musical de escuta rico, diverso que lhe dê bases para o desenvolvimento da audição, da compreensão musical, que desenvolva o seu pensamento musical enquanto forma específica de conhecimento do mundo. Por outro lado, a realização de projetos interdisciplinares durante o percurso escolar destes alunos tem sido prática regular e intrínseca em todas as atividades desenvolvidas, pois acreditamos ser essencial para o desenvolvimento de trabalhos, estudos e projetos que abranjam mais do que uma disciplina e/ou área disciplinar a confluir para a evolução integral do aluno.

A expressão musico-corporal é a técnica de expressão mais elementar para vivenciar a música: consiste em acompanhar uma obra musical com movimentos corporais e gestos, incluindo o movimento, a mímica e a expressão gestual.

O curso de Iniciação Musical é constituído por 3 disciplinas (135 minutos): Formação Musical (45 minutos), Classe de Conjunto (45 minutos) e Instrumento (2 alunos emparelhados) (45 minutos).  


Na disciplina de Instrumento são disponibilizadas as seguintes variantes: Acordeão, Canto, Clarinete, Contrabaixo, Fagote, Flauta Transversal, Guitarra Clássica, Guitarra Portuguesa, Harpa, Oboé, Órgão, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Violeta, Violino, Violoncelo.

APP CMB

INSTALE A NOSSA APP

Terá acesso a noticias e informações a qualquer altura do dia